Evite multas e perdas patrimoniais com um laudo técnico detalhado e confiável, embasado na NBR 16.747/2020
Segundo a Lei Complementar nº 806, de 27 de dezembro de 2016, o LTIP – Laudo Técnico de Inspeção Predial é obrigatório em Porto Alegre para prédios acima de 5 anos – e a renovação também deve acontecer a cada 5 anos.
Adiar a atualização do LTIP do seu condomínio pode trazer inúmeros problemas:
Ou até mesmo a perda do seu contrato por deixar o prédio em situação irregular.
Trabalhamos com uma solução completa de LTIP:
Todo o suporte técnico que o síndico precisa para cumprir essa etapa sem prejuízo das suas outras atividades.
Inspeção predial com metodologia, seguindo as diretrizes da norma brasileira atualizada em 2020.
Não termina na entrega do laudo - continua no suporte à assembleia e na assessoria técnica para execução da obra.
Atendimento ágil, comunicação clara, 100% de taxa de resposta e trabalho técnico de alta qualidade.
Patrícia Venturini – CREA 101.641. Engenheira civil com pós-graduação em gestão empresarial e marketing e formação em avaliações e perícias de imóveis urbanos com inferência estatística aplicada. 15 anos de experiência com projetos e orçamentos de obras, reformas e manutenção predial. Conta com trabalho publicado internacionalmente no Conpat – congresso mais importante da área de patologia das construções. Também atua como síndica residente, o que torna a assessoria a condomínios ainda mais assertiva.
Será que o condomínio vai ter caixa para fazer as obras recomendadas no laudo?
Sem dúvida que obra custa caro, mas quanto mais você adiar, maior será o investimento. Um bom laudo deve indicar as medidas a serem priorizadas e um plano de ação poderá ser montado para viabilizar a obra conforme as possibilidades do condomínio. O foco sempre será a recuperação da funcionalidade e garantia da segurança, não da estética.
Quanto tempo o condomínio terá para fazer as obras?
Em geral o prazo para as adequações fica em torno de 180 dias, mas algumas medidas poderão ser mais urgentes. O mais importante é ter o processo protocolado para garantir que o condomínio está no caminho da regularização – todo o restante é administrável.
Como escolher o profissional que vai elaborar o LTIP?
Desconfie de propostas de preço muito baixo. Esse trabalho é um verdadeiro raio-X do prédio, envolve responsabilidade profissional e vistoria abrangente, inclusive de áreas pouco acessadas e apartamentos. Além disso, você vai precisar de um profissional que se comprometa em responder os seus contatos e trate do protocolo na Prefeitura.